segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Após assistir  o vídeo " As formas do saber" entrevista realizada com o filósofo Pierre Lévy. Discutimos sobre as relações que se produzem a partir das novas formas de saberes em nossa sociedade, na escola, enfim nos espaços de redes, etc.
 


O saber é o que vai me guiar para o conhecimento de vida:

A formação anteriormente se pensava que fosse completa de fato era em certa medida, ou seja, a graduação era algo suficiente. Contudo, nos dias de hoje a velocidade do conhecimento é muito grande e essa característica acaba por tornar o conhecimento, o acesso a ele obsoleto, pois a sociedade demanda que estejamos sempre mais atualizados. E isso implica de forma mais intensa no mercado de trabalho porque precisamos está sempre capacitados para galgar espaços que garantam nossa estabilidade. Ao mesmo tempo que a tecnologia está a favor do capitalismo e é nossa aliada,  a mesma tecnologia torna-se menos "humana", mas competitiva. Não se tem mercado de trabalho para todas as pessoas por conta do sistema econômico que não permite essa possibilidade de inserção ao mercado de trabalho. E diante dessa realidade como nós educadoras e educadores iremos criar estratégias para formarmos de maneira positiva e reflexiva a sociedade da informatização? A formação do saber é contínuo, pois esse movimento social está se transformando cada vez em alta velocidade.
Segundo Lévy (1997) "Os saberes encontram-se, a partir de agora, codificados em bases de dados acessíveis on-line, em mapas alimentados em tempo real pelos fenômenos do mundo e em simulações interativas".


Ufa!! Essa disciplina está cada dia mais criando "nós" em minha mente. E acabo de me tranquilizar, pois agora compreendo que a formação do saber não é estático, pelo contrário, o mesmo é contínuo e casa perfeitamente com esse movimento social.

2 comentários:

  1. Olá Vanessa,
    procure tornar teu blog mais narrativo, evite transcrições longas de autores, sempre que postar um vídeo, faça uma reflexão sobre ele. E não esqueça da hipertextualidade.

    ResponderExcluir
  2. Realmente esta ENTREVISTA DE Lévi muito boa, a tecnologia e seus recursos avançam a cada segundo. É muito importante estarmos aperfeiçoando os nossos conhecimentos, nos capacitando pois o mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo e voltado para os que tem facilidade em utilizar as novas tecnologias.

    ResponderExcluir