sexta-feira, 29 de março de 2013


O RÁDIO E SEU NASCIMENTO!!!!!!!!!!!!!



Edgar Roquette Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884 no Rio de Janeiro. Considerado o pai da radiodifusão (é a transmissão de ondas de  radiofrequência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço) no Brasil.
Primeira rádio do Brasil - ocorreu no Rio de Janeiro, por ser, na época, a capital federal, uma grande feira internacional, que recebeu visitas de empresários americanos trazendo a tecnologia de radiodifusão para demonstrar na feira, que nesta época era o assunto principal nos Estados Unidos. Para testar o novo meio de comunicação, os americanos instalaram uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi um discurso do presidente Epitácio Pessoa, que foi captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores. A reação de Roquette-Pinto a essa tecnologia foi: "Eis uma máquina importante para educar nosso povo”. Em 1936, doou a rádio ao Ministério da Educação.

http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNivelDois.do?codItemCanal=677&nomeVisao=Informa%E7%F5es%20T%E9cnicas&nomeCanal=Radiodifus%E3o&nomeItemCanal=Apresenta%E7%E3o

História do Rádio na Inglaterra.....Você sabia que a primeira Companhia de rádio foi criada em Londres? Pelo cientista italiano Guglielmo Marconi!!

O vídeo acima faz o percusso dos caminhos do RÁDIO no mundo e aqui no BRAIL, Confira!!!

 
 

Tipos de rádio             

Educativa; Pública; Livres; Piratas; Rádios Comunitárias; Restritas; Virtual ou Web Rádio; Comercial.
 
  A rádio educativa tem a característica de divulgar e veicular conteúdos educativos e culturais. Na maioria das vezes pertencem as universidades ou ao governo.
 
 
 

 

 

 

 

 

  A rádio pública são rádios mantidas pelo poder público. A radiobrás é controlada pelo governo e produz o programa “A voz do Brasil”.

 

 
       Rádios livres surgiram na Itália em 1975, por técnicos apaixonados pelo veículo, que questionavam o monopólio de distribuição das concessões de rádio pelo governo. No Brasil, a rádio livre foi implantada em Sorocaba (interior de São Paulo) por grupos de jovens que montaram pequenas estações móveis.
 
 
 
 
As rádios piratas teve o objetivo de romper o bloqueio estatal das telecomunicações, foram montadas em navios, ancoradas fora das águas territoriais inglesas.



                       
Rádios comunitárias é um espaço para o exercício da cidadania, por meio da gestão coletiva, participação plural e programação local. Um exemplo de rádio comunitária que se tornou famosa é a Rádio Favela, de Belo Horizonte.



 
 

         Rádios restritas só podem ser ouvidas em aparelhos ou caixas de receptoras especiais. Ultimamente tem sido utilizada em algumas escolas que conseguem montar sua própria emissora de rádio transmitindo programas num raio de 100 metros. São sintonizadas no pátio, nas salas de aula, no corredor, na quadra, etc.


                                 
Virtual ou web rádio são as que podem ser ouvidas pela internet, com uma grande variedade de recursos, podendo mesclar fotos e textos com músicas e arquivos sonoros. Tem um baixo custo. A rádio Show Net pode ser acessada pelo site: HTTP://www.radioshownet.com.br 
 


                   Rádio comercial é o tipo tradicional de rádio que estamos acostumados a ouvir. Também com programação musical, jornalismo, participação de ouvintes concorrendo a prêmios ou brindes, a emissora tem liberdade para veicular publicidade, e por isso seu foco principal é o lucro. Como a Globo, Rádio Jovem Pan AM e FM

 
 
 

Cooperação é quando você constrói individualmente, isto é, você constrói as partes e forma o todo. Mas os esforços cooperativos descentralizados são inviáveis, pois, como viemos estudando desde início do semestre a importância do entrelaçado de fios assim, formando uma espécie de tecido de malha aberto auxilia na tão almejada colaboração que nada, mas é a existência de trocas de conhecimentos com os outros.
Convidando Drucker (1998) o conhecimento é a informação que muda algo ou alguém. A busca do conhecimento é inerente ao ser humano. Já a informação é a “ação de formar” vem do latim. Compreende um conjunto de atividades que tem por objetivo a coleta, o tratamento e a difusão de notícias junto ao público. E essa ação o Rádio faz muito bem com a difusão de notícias que pode alcançar um maior número de pessoas. O rádio ainda tem o papel de “escolarização”, pois ele educa a população que não teve acesso e ainda hoje não tem acesso à educação na escola (a dita educação formal). Para Edgar Roquette Pinto “o rádio é a escola dos que não tem escola”. E para finalizar ele também é um exemplo de rossio não-rival, o rádio, por ter o maior alcance do público.


Confira a Educom em Salvador - Rádio na escola:
http://www.youtube.com/watch?v=TprVy5VsQ_U
 

3 comentários:

  1. Escola Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza (Alto da Terezinha / Salvador-Ba) o RÁDIO como forma de romper as barreiras para a efetivação da aprendizagem com o auxílio da tecnologia. http://www.youtube.com/watch?v=TprVy5VsQ_U

    ResponderExcluir
  2. O rádio se bem trabalhado no ambiente da escola, por ter o maior alcance do público (alunos, professores, comunidade, gestão) também pode ser considerado como um exemplo de Rossio não-rival.

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=TprVy5VsQ_U

    ResponderExcluir