segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


"Precisamos de uma pedagogia da imagem, não como representação da realidade e sim como estruturante da própria realidade
                                                  (Luiz Felippe Perret Serpa).
 


A simulação da realidade, a IMAGEM possibilita impor padrões que estão postos exteriormente ao humano.




                           O QUE É AUTOMAÇÃO?

 "É o ato de digitalizar, isto é, criar uma plataforma digital na qual sistemas possam residir e se relacionar. Realizando uma conversão de todas as informações de supervisão, controle e proteção para a forma digital para posteriormente processá-las"                                                           

   (Automação Digital de Subestações de Energia Elétrica – 2006.Nilo Felipe Baptista de Mello).

 

    Até que ponto vai a dimensão física e até que ponto vai a dimensão da construção da imagem sobre a realidade. A imagem tomou uma dimensão que vai além da sua origem! A imagem pode ser uma aliada na construção do conteúdo em nossas salas de  aula. Seria interessante que a imagem fosse explorada em primeiro plano nas salas com os alunos e alunas, pois a partir dela se pode criar sem desconsiderar o texto. Pois, o mesmo é um subsídio que lhe dar a possibilidade de criar a imagem. Ou seja, a imagem é fundamental na nossa atualidade. Agora devemos desenvolver habilidades com o intuito de incorporar a imagem de maneira inteligente para auxiliar os alunos e alunas na produção dos conhecimentos.


"Educar, para a era planetária, significa que devemos nos questionar se nosso sistema educacional, é capaz de nos educar para a era planetária. Pois, nosso sistema educacional está baseado na separação dos conhecimentos. Conhecimentos que as disciplinas separam, e não somente são separados, como tampouco comunicam, porque aprendemos a analisar. Aprendemos a separar, mas não aprendemos a relacionar, a fazer com que as coisas comuniquem. 

O tecido comum que une os diferentes aspectos dos conhecimentos em cada disciplina se torna totalmente invisível; ora existe um tecido comum, mesmo na economia, que é uma ciência extremamente precisa, baseada no cálculo e que ignora os sentimentos, as paixões humanas, além do mais, a visão puramente econômica, ignora que não há economia na economia, há também desejo, medo, crença, política. Tudo está ligado não só na realidade humana como também na realidade planetária. 

Então podemos imaginar que nosso sistema educacional é inadequado. Vejam a palavra "complexidade", ela vem do latim "complexus", aquilo que é tecido, vemos então que nosso sistema educacional nos torna incapazes de conceber a complexidade, ou seja de conceber as numerosas ligações entre os diferentes aspectos do conhecimento. O que é mais grave hoje, porque a época planetária se manifesta através  de uma extrema, interação entre toda sorte de fatores, econômicos, religiosos, políticos, étnicos, demográficos, etc. Fica mais difícil entender esta época em que o local é inseparável do global e o global influi sobre o local. De fato não percebemos que nossa vida cotidiana de indivíduo é determinada pela era planetária. Por isso devemos conhecê-la para saber quem somos. O que supõe que nos questionemos sobre a humanidade e as relações entre os humanos e o conhecimento. Isso porque, curiosamente, se ensina conhecimentos, mas nunca o que é o conhecimento. Sempre há no conhecimento, um risco de erro, de ilusão. Isso porque é a percepção que tenho do mundo exterior não é uma fotografia do mundo exterior pelos meus olhos, os estímulos luminosos que atingem meus olhos minhas retinas, são traduzidos por uma infinidade de células em sinais binários que são transportados então pelo nervo óptico até o cérebro, onde se tornam uma percepção. Ou seja, todo conhecimento é uma tradução, uma reconstrução. Isso vale também para o conhecimento teórico, pois as ideias, as palavras, também são traduções e reconstruções.

                                                                    (Edgar Morin). 

 



      A tecnologia é produtora de ciência!!!!



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